Do we need career guidance after 10th and 12th class ?

The world of work has been rapidly changing, and students now need to be more involved than ever in deciding what they will do in their life. This decision making requires students to have an…

Smartphone

独家优惠奖金 100% 高达 1 BTC + 180 免费旋转




O Clube dos Canibais

Direção de Guto Parente | 2018 | Terror - Comédia | Fortaleza/CE

O Clube dos Canibais apresenta seu horror diretamente, logo nas primeiras cenas. A relação do casal da elite com os funcionários supera a mera exploração da mão-de-obra. Seus caprichos e fetiches, protagonizados por Gilda e Otávio, espremem os subalternos até a última gota de sangue — corta para o bife mal-passado na refeição seguinte. E é neste tom de deboche, de sátira, que Guto Parente [confira a entrevista] se relaciona com a rotina de horror, portanto. Como se a direção do filme, num ato de canibalismo, usasse as armas de seus protagonistas.

A grande praia que nos introduz ao universo particular é emoldurada por janelas de vidro. Lembram vitrines. É arejada por um ar-condicionado que separa o trabalho braçal do prazer de viver em “segurança”. O filme se passa nas casas e festas dessa burguesia. As personagens pobres, ao contrário, só aparecem em relação ao serviço que prestam, ou procurando empregos.

Fotograma do filme: O Clube, formado por homens brancos e velhos.

A elegância dessa elite, e no modo como é filmada, nos provoca. O preparo dos pratos, a apresentação dos espetáculos do Clube, o discurso dos líderes, essas festas. No movimento entre absurdo, cotidiano, absurdo, nós nos deslocamos para o riso ou o estranhamento, e não apenas para o medo que o terror pressupõe. É com essa elegância que o travelling nos mostra quem compõe o clube, ou que mostra o discurso hipócrita de seu líder.

Embora se apresente dessa forma direta (desde a experiência visual até a trilha), às vezes até superficial, isso não significa que a violência seja explícita ou gratuita. Afinal, ela acontece no extra-campo. Ou então mediada pelas câmeras daquele universo — as de segurança, a da filmagem amadora que está na cena do espetáculo do clube. Na relação entre estes homens e podres poderes, Gilda é quem pensa, articula, Otávio “só obedece”. Do outro lado da pirâmide, na luta pela sobrevivência, Jonas subverte a série de violências partindo pra cima. Novamente, vemos o resultado apenas no sangue que escorre na parede, de forma indicial.

Para desenvolver esse canibalismo, Guto se afasta da realidade também exagerando-a. Nos oferece uma luta de classes às avessas. Existente no Brasil desde a época colonial, mas que no contexto contemporâneo toma medidas desproporcionais, absurdas. Uma violência patriarcal, antiquada, carregada de discursos de ódio. Mas que saiu do armário e chegou à presidência. Então O Clube dos Canibais se aproxima novamente do absurdo que tem sido a realidade: “(…) Brindemos à lealdade que nos une. Homens distintos e devotos dos mais nobres e elevados valores universais. Porque somos muitos, e enquanto nos mantivermos unidos nada e nem ninguém irá nos destruir e destruir nossa pátria.”

Jonas, contratado para ser caseiro na mansão de Otávio e Gilda.

Não é o momento para “análises de conjuntura”, então as potências da sátira e do humor abrem novos caminhos. Inclusive para nos retomar esse lugar de expressão do terror, especificamente, e da arte. E ainda para driblar a censura, que apesar de autoritária, é sempre burra.

Add a comment

Related posts:

Sleep Well With Simple Yet Effective Sleep Hacks

then you are dealing with severe sleep deprivation symptoms in daily life. Again, people with poor shut-eye at night have a higher risk of health issues and lifestyle challenges. In addition, people…

BUY REMOVE NEGATIVE GOOGLE REVIEWS

You are Welcome to the “Buy Remove Negative Google Reviews” service, your premier source for removing negative reviews from Google’s business pages. We understand the importance of a positive online…

Recessions Can Spell Opportunity

Many economists are now talking about the U.S. economy entering a recession in 2020, following a longer than usual recovery of 10 years. Recessions are a normal part of the business cycle in a…